As doenças inflamatórias intestinais (DII) consistem em uma série de condições inflamatórias que afetam o sistema digestivo, em particular o intestino, trazendo danos a sua estrutura.
O problema caracteriza-se por ser uma condição crônica e não deve ser confundido com a síndrome do intestino irritável.
Seus sintomas não costumam ser claros, podendo provocar diarreias constantes ou constipação intestinal, o que por sua vez, dificulta o diagnóstico da doença, que não raro pode levar anos para ser detectada.
O quadro inflamatório não costuma possuir uma causa específica, mas crises podem ser desencadeadas por níveis de estresse e ansiedade excessiva.
Os dois tipos principais de doenças inflamatórias do intestino são retocolite ulcerativa e a doença de Crohn.
Além do desconforto e angústia, quadros de DII quando agravados podem repercutir em outros órgãos, chegando a comprometer a fertilidade de homens e mulheres.
Um estudo realizado em 2007 demonstrou que a sinergia resultante da combinação apropriada de óleo essencial de tomilho (Thymus vulgaris) e óleo essencial de orégano (Origanum vulgare) é capaz de amenizar a inflamação de doenças intestinais.
Os óleos atuam reduzindo a produção e a ação de citocinas pró-inflamatórias, atenuando o grau de lesão dos tecidos e por consequência o quadro inflamatório.
As citocinas são moléculas que regulam a resposta imunológica, podendo acelerar o processo inflamatório. Pessoas com inflamações crônicas apresentam níveis elevados de citocina.