Se você estiver enfrentando sintomas da menopausa, existem algumas estratégias naturais que você pode usar, relacionadas à otimização do seu estilo de vida, das quais as mais importantes incluem:
1- Tomar um suplemento de ômega-3 à base de animais de alta qualidade, como o óleo de krill, que demonstrou ser muito mais eficaz e benéfico do que o óleo de peixe.
Embora seja importante consumir também suplementos de ômega-3 à base de plantas de alta qualidade, como linho e cânhamo, eles não substituem as gorduras ômega-3 à base de animais.
2- Selecionando alimentos orgânicos cultivados localmente e certificando-se de que sua dieta consiste no equilíbrio correto de gorduras, proteínas e carboidratos para sua bioquímica exclusiva. Essa na verdade é a base de uma terapia ortomolecular eficiente.
Além disso, os fitoestrógenos naturais encontrados em plantas como alcaçuz, soja, alfafa e muitos outros, em pequenas quantidades.
3- Os fitoestrógenos são estrogênios fracos e bloqueiam as formas mais fortes. Uma dieta abundante em fitoestrogênios antes da menopausa trará muitos benefícios para moderar o nível diário de estrogênio, de modo que, quando a menopausa chegar, não haverá uma queda tão grande.
4- Carboidratos refinados, gorduras trans, alimentos vazios servem para elevar seu estrogênio a níveis anormais, até o dobro do normal. Esta é uma das principais causas que contribuem para os sintomas da menopausa.
5- Realizar regularmente exercícios para otimizar seus níveis de insulina e equilibrar seus níveis de estrogênio. Os níveis de estrogênio são muito mais baixos em mulheres que comem pouco e realizam exercício físico regular.
O oposto é verdadeiro para as mulheres que normalmente comem demais e fazem pouco exercício: níveis anormalmente altos de estrogênio são o resultado direto desse tipo de estilo de vida.
6- Consuma bastante vitamina D! A vitamina D – que o corpo produz naturalmente quando é exposto à luz solar – otimiza e regula mais de 2.000 genes no corpo. Um estudo menciona até 3.000 genes, mas pode ser ainda maior que isso.
Essas mudanças no estilo de vida ajudarão a controlar os sintomas da menopausa, como as ondas de calor, sem fazer mais nada. Conheça nossa loja de produtos naturais que pode te ajudar. Clique aqui.
Mas se você ainda estiver enfrentando sintomas desafiadores, também poderá usar óleos essenciais, como uma alternativa segura, natural e potente para estabilizar os hormônios. Diversos óleos essenciais possuem estrutura semelhante aos hormônios femininos.
Um estudo publicado pelo Journal of Phytotherapy Research mostrou que a inalação de óleo essencial de sálvia esclareia reduziu em 36% os níveis de cortisol (hormônio do estresse) em mulheres, ao mesmo tempo em que melhorou os níveis de hormônio da tireóide.
Níveis elevados de cortisol podem levar ao ganho de peso, depressão e muitos outros problemas.
As mulheres na menopausa que participaram do estudo foram diagnosticadas com depressão, mas, após o tratamento com o óleo essencial de sálvia esclaréia, apresentaram melhoria no humor e no alívio dos sintomas de depressão.
Outro óleo essencial especial para esses casos é o de camomila, excelente para reduzir os sintomas de estresse e as ondas de calor da menopausa.
Ao combinar o óleo essencial de camomila com o óleo essencial de sálvia esclaréia, é possível obter benefícios múltiplos das duas plantas.
Um estudo britânico mostrou que a camomila melhora o humor e a qualidade do sono, fatores que também influenciam os níveis de estresse e depressão.
O óleo essencial de tomilho é um poderoso antioxidante e tem sido usado para fins medicinais desde os tempos antigos.
O óleo essencial de tomilho apresenta efeitos benéficos para os sistemas digestivo, respiratório, imunológico, nervoso e de outros órgãos. Para mulheres na menopausa, ele é excepcional, pois melhora os níveis hormonais e os sintomas da menopausa.
De acordo com um estudo que testou 150 ervas e seus efeitos nos níveis de hormônios femininos (estradiol e progesterona), o óleo essencial de tomilho ficou entre as seis substâncias mais capazes de equilibrar os hormônios femininos naturalmente, o que significa que ele ajuda a aliviar o estresse, reduzir a ansiedade e a inquietação, sendo um aliado no tratamento natural da menopausa.
O óleo essencial de gerânio é conhecido por ser calmante, revitalizante e desintoxicante. Ele pode ajudar a melhorar a pele seca, um dos sintomas da menopausa.
Ele também é considerado um regulador poderoso dos níveis hormonais, com a capacidade de reduzir a ansiedade e a irritação, promover sensação de satisfação e aliviar mudança bruscas de humor.
Uma pesquisa feita com mulheres durante a menopausa mostrou que, após massagens com uma sinergia de óleo essencial de gerânio e óleo de amêndoas, houve melhorias no humor e nos quadros de depressão.